O futuro da blogosfera brasileira: até onde concorremos?

Fui convidada pelo Silvano (PlugBr) para participar do meme sobre a concorrência entre os blogs na internet, lançado pelo Carlos Carvalho (IFTK). O objetivo do meme é descobrir se um blogueiro vê o outro como concorrente, e eu acredito que não. Muito pelo contrário acho que na blogosfera brasileira há espaço para todos nós blogueiros, há leitores interessados em ler sobre diversos assuntos, seja política, auto-ajuda, amor, humor/humor-sarcástico, esportes, etc e que apesar de muitos de nós tentarem monetizar o blog de alguma forma, seja com Adsense, JáCotei, Hotwords, etc… não temos o intuito de “roubar” os leitores dos outros.

Eu não acredito que esteja competindo com ninguém ao criar o 30&Alguns, nem mesmo os outros blogs que edito (Geek Chic, Brazilians Abroad/Brasileiros no Estrangeiro entre outros), criei porque me deu vontade, cada um tem a sua particularidade e até mesmo gostaria de conhecer blogs que toquem no mesmo assunto. Com excessão do Geek Chic que é sobre tecnologia, os outros ainda não encontrei blogs similares, se vocês souberem, por favor me informem.

Realmente a blogosfera é unida e a concorrência entre nós é apenas um mito, basta ver esse agradecimento que recebi essa semana do Nick Ellis do Digital Drops – Veri do Geek Chic no Digital Drops

O Carlos pede , no meme inicial, para que os participantes apontem 3 sites com conteúdo similar ao seu – nesse caso o 30&Alguns que foi o blog indicado – ou apenas alguns posts parecidos e comente.

Não sei se são blogs similares ao meu, mas eu me identifico e então indico para continuar o meme:

Blog do cejunior – “Quero falar de qualquer coisa, em qualquer hora e de qualquer lugar. Quero falar de pessoas amigas e desconhecidas, de coisas bobas e coisas sérias, de alegrias e tristezas.”
Lino Resende – “Variações em torno de vários temas em uma visão muito pessoal”
Jus Indignatus por Ricardo Rayol – “É direito inalienável de todo cidadão se indignar com o que acontece no seu cotidiano” (antigo provérbio austro-húngaro-otomano).”

Eu acredito que na blogosfera há lugar para todos…

Facebook Comments
Comments
  1. Pode ter certeza que vou participar. Veja no blog amanhã e confira o que eu acho.

    Lino, já conferi, obrigada por aceitar o convite…

  2. Lógico que tem lugar para todos… Concordo com vc!

    Veridiana, estive fora uns dias, problemas de conexão. Por isso não sabia da minha “tarefa”… Vou fazer o mais rápido o possível. Obrigada por me chamar… Beijo!

  3. Veridiana. legal ter continuado, gostei do que disse tomara que continuemos assim, unidos. Abraço.

    Eu também espero que continuemos assim unidos, passando informação, como diz o slogn do meu site de música: “A Nossa União é o Nosso Respeito!”

  4. Sabe, Eu concordo com vc, que “nós” não concorremos e não estamos aqui para isso!! Mas que tem blogueiros concorrendo entre si… Isso tem! Por mais que eles neguem!!

    Como vc leu no meu post… Eu estou pouco me importando para esses blogueiros!! Adoro essa nossa forma de interagir e de troca!! Eu tenho alguns amigos blogueiros que até querem ganhar dinheiro… e não vejo isso como um problema, já que a forma dele de blogar é essa… Se seu conteúdo ainda estiver me interessanto eu continuo o visitando… Se não… ByeBye!

    oi querida, eu tb não vejo problema algum em quem quer ganhar dinheiro com o blog, a princípio não fiz nenhum blog com essa intenção, com o tempo fui descobrindo isso e não vou deixar de escrever o que eu acho, para que mais visitantes venham visitar o meu espaço, mas continuarei da forma que sempre fiz e se der para ganhar algum dinheiro, será bem vindo… bjs

  5. Também não acho que concorremos, mas que nos complementamos. E, na maioria, sabemos respeitar os espaços alheios e reconhecer os talentos que encontramos.

    Flávio, concordo plenamente…

  6. Demorei mas cheguei! rsrsrs. Sem dúvida que post sobre isso amanhã.
    Um beijo.

  7. Olha, vou dizer uma coisa, não vejo a blogosfera como um lugar de competição, salvo os egomaníacos como o Reinaldo Azevedo, Mino Carta, Rosana Hermann, Olavo de Carvalho e por aí vai. No meu caso específico escrevo por que gosto, or que é uma terapia e por que no futuro pretendo ganhar alguma grana com isso. Não sabe o prazer que eu tenho em escrever no Heitor Caolho. E não conheço nenhum igual. O Cor da Letra é um blog de escritos pseudo-poéticos, de poesia a blogosfera está cheia e de ótimos poetas e poetisas, não me comparo a eles. O Juarez é um exercício maneiro de contar estórias infantis, ando meio em dívida com ele mas logo logo volta a inspiração. No caso do Indignatus, que você gentilmente citou, o que posso dizer é que é onde eu solto o verbo. Existem ótimos blogs indignados por aí, incluso o seu, não compito. O meu lance é escrachar, se gostam do que eu escrevo é uma boa surpresa.

    Não entendi bem o objetivo dos que criaram esse mimi (coisinha gay não?) mas sinceramente acho que não tem consistência. Competição existe se vendemos algo e se somos egocêntricos, e não é o caso dos blogs que visito.

    eu acho que a princípio era mais voltado para blogs tecnológicos, mas vc sabe como é meme, um indica aqui, que indica alí e por aí vai…

  8. Não é concorrencia, na verdade todos se ajudam, e fazem com a blogsfera ande.

  9. Eu não acho que esteja concorrendo com ninguém, e se tem algum blogueiro pensando assim já começa errando…
    Também fui convidado pra esse meme, logo vou postar…
    Um beijo

    vou lá conferir…bjs

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões