Como fazer a noite de cinema familiar um sucesso

Aqui em casa adoramos cinema, geralmente quando estreia um filme infantil levamos o Adriano, mas também adoramos fazer o “cinema em casa”, com um filho de 6 anos, a diversão é garantida. Navegando na internet me deparei com o post “5 Tips to Make Family Movie Night a Success” (5 dicas de como fazer a noite do cinema em família um sucesso) e achei bem interessante.

Como no post original, nós aqui em casa também acreditamos que é importante estarmos envolvidos na vida de nosso filho, inclusive estarmos inteirados sobre o que ele vê, o que gosta, é bom para nós e para ele, que adora poder conversar conosco sobre os filmes e programas que assiste, falar sobre os personagens e saber que entendemos o que ele está falando. Mas um ponto também muito importante é ajudá-lo a ter um senso crítico, lógico que de acordo com a sua idade.

Como o Adriano estuda na parte da manhã, geralmente fazemos o cinema a tarde ou quando começa a anoitecer e durante esse momento tentamos ao máximo nos concentramos nessa atividade específica evitando celulares e multitarefas, assim ele sabe que estamos focados nesse momento.

Aqui revezamos na escolha do filme, mesmo porque com 6 anos ainda é muito comum querer repetir o mesmo filme, mas quem tem filhos maiores pode revezar na hora da escolha, inclusive quem tem adolescentes pode dizer que verá qualquer coisa que ele escolher, desde que retornem o favor quando for a sua vez. E sempre aplicar a regra de “não reclamar”.

No post original eles indicam assistir no quintal alugando um projetor, e sentando em cadeiras de praia, ou ainda fazer uma noite de cinema familiar na casa dos avós. Aqui fazemos na sala mesmo, com direito a tudo que compramos quando vamos ao cinema, ou seja, nunca pode faltar pipoca, refrigerante, balas… O importante é fazer um momento especial.

Quando ele era menor, era comum, por exemplo, ao assistirmos Toy Story levarmos o Woody e cia para sala na hora do filme, assim como tenho amigas que quando colocam filmes de princesas, as meninas se fantasiam para assistir. Esse momento em família pode ser simples ou temático, já que muitas vezes, as crianças pequenas gostam de vestir-se em trajes especiais de acordo com o filme que irão assistir.

Muito importante conversar no final ou no dia seguinte sobre o que assistiram, as crianças podem estar interessadas em aprender mais sobre animação, sobre os personagens, sobre os tópicos tocados durante o filme. Converse com as crianças, por exemplo, sobre como os personagens do filme manipularam situações, isso pode ser uma maneira sutil de reforçar os valores da sua família ou fazer com que as crianças se abram sobre suas vidas.

Lembre-se sempre que o mais importante é o tempo que você estará dedicando a fazer uma atividade exclusiva com seus filhos, a alegria em seus olhos será recompensadora.

Facebook Comments

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões