Gravidez de múltiplos: O que vem por aí

Durante uma gravidez de múltiplos alguns cuidados devem ser tomados para que o período gestacional ocorra de maneira tranquila, sem sobressaltos. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Júnior é comum que a medida em que os gêmeos de desenvolvam o cansaço apareça já que a quantidade de hormônios em barrigas de múltiplos é maior e, por esse motivo, as reações são mais acerbadas. Fadiga extrema é muito comum, por isso, escutar o corpo e reservar um tempo para repor as energias é fundamental.

Os enjoos matinais também aparecem muito forte e a gestante deve lembrar de fazer refeições regulares e saudáveis, um dos requisitos para uma gravidez tranquila e com as náuseas intensas, as grávidas acabam pulando essa regra, o que segundo o médico não pode acontecer.

Na gravidez de múltiplos, as visitas de acompanhamento pré-natal são menos espaçadas. As mães de gêmeos precisam ficar atentas a doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta, diabetes gestacional e o obstetra também fica mais atento a situação do colo uterino. Dr. Élvio ressalta que os ultrassons para medir o comprimento do colo do útero são essenciais para prevenir o parto prematuro.

As mexidinhas aparecem bem mais cedo entre a 18ª e 20ª semana de gestação começam os chutes e movimentos do bebê. Com os múltiplos, calcula-se que esse início ocorra 2 semanas antes.

Apesar de ser considerada uma gestação de risco, o pre natal do gemelar na grande maioria das vezes, se bem acompanhado tem um desfecho muito bom.

Facebook Comments
Curta nossa página 😉
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.