Engajado na acessibilidade das artes, Gabriel Bonfim, paulistano de 26 anos, dedicou o último ano a estudar como poderia revelar uma fotografia em alto-relevo de forma que um deficiente visual pudesse “ler” as informações da foto apenas com o tato. O resultado da pesquisa ganhou o nome de Tactography e, a partir do dia 12 de outubro pode ser conferida, gratuitamente, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

tactography

Tomando como base o princípio da impressora 3D, Bonfim chegou a dois processos que considerou satisfatórios: reproduzir suas obras com acessibilidade para deficientes visuais. O primeiro deles foi pensado para as fotografias que  já tinha em seu acervo. Neste processo, a imagem digital tradicional foi enviada a um software e um programador apontava para o computador estimativas de proporções e profundidades e a partir dessa técnica, foram impressas 12 imagens de uma série especial captada por Bonfim com o grande tenor italiano Andrea Bocelli durante uma turnê, na Turquia, em 2014, que revelam os principais momentos do astro, inclusive com sua família.

O segundo processo, em conjunto com o estúdio Digitalwerkstatt, Bonfim chegou a uma solução em que a captação da foto tradicional já gerava a obra em 3D,  então convidou o jovem bailarino brasileiro Dênis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique, na Suíça, para este desafio. A sessão de fotos teve dois momentos. Primeiro, Bonfim fotografava Vieira com uma câmera digital. Em seguida, um scanner 3D fazia a leitura das mesmas informações visuais, criando a modelagem digital do bailarino. Enviada à impressora 3D, a fotografia era impressa em alto-relevo. Com este processo, foram produzidas mais 12 obras.

SERVIÇO

DE FOTOGRAFIA À TACTOGRAPHY
DATA 12 a 22.10
HORÁRIO terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das  11h às 20h

LOCAL Foyer Térreo
INGRESSO gratuito
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Valet: R$ 18 [Conveniado]

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com