Feliz Hanukka (Chanuka)

Feliz Hanukka (Chanuka)

menorah2.gif

O Chanucá é uma celebração de 8 noites (em 2007 do dia 04/12 ao dia 15/12). A celebração do Chanucá inclui acender velas de Hanukiyah (nos países que falam inglês é geralmente chamado de Menorah, que é a palavra hebraica para candelabro) em cada dia do feriado, jogar o dreidel, comer latkes e trocar gelts de Chanucá.

O Chanucá remete à história. A celebração do Chanucá é uma comemoração de um evento que aconteceu há mais de 2 mil anos.

Em 167 a.C., o rei sírio Antióquio IV declarou ilegais as práticas religiosas judaicas e forçou os judeus a adorarem os rituais gregos. Seus homens passaram a controlar o templo sagrado dos judeus em Jerusalém, saqueando-o e erguendo um ídolo de um deus grego lá. Uma família judia, os Hasmoneans (guiados por Mattityahu e seus cinco filhos), decidiu se declarar contra a perseguição. As forças gregas chegaram na cidade de Modiin, próximo a Jerusalém. Foi então que, após se recusar a violar sua própria religião rezando para o deus grego Zeus, Mattityahu atacou os soldados gregos.

Essa atitude deu início à rebelião judaica. Mattityahu e seus filhos ficaram conhecidos como os Maccabees, que significa “homens que são tão fortes como martelos” em hebreu. O pequeno exército, guiado pelo filho mais famoso de Mattityahu, Judá Maccabee, lutou contra consideráveis forças gregas. Em 165 a.C., os Maccabees triunfaram. No dia 25 do mês hebreu de Kislev, os Maccabees reclamaram o templo sagrado.

Eles decidiram rededicar o templo. A palavra “hanukkah” significa “dedicação”. O exército judeu não conseguiu encontrar óleo suficiente para acender a Menorah, ou o candelabro, para usar no serviço. Os Maccabees encontraram apenas uma garrafa de óleo, suficiente para apenas uma noite. Milagrosamente, o óleo durou por 8 noites, dando aos judeus tempo para produzir mais óleo.

O feriado do Chanucá comemora esse milagre. Ao acender as velas por 8 noites, começando todos os anos no dia 25 de Kislev (geralmente em dezembro no calendário ocidental, mas nem sempre), os judeus celebram o triunfo dos Maccabees, a rededicação do templo sagrado e o milagre do óleo que durou por 8 dias.

fonte: HowStuffWorks

Outros texos: História de Hanukkah – Cafetorah / Grande candelabro comemora o Chanukah em Copacabana – Rio Temporada

ps: aproveita e vota na enquete: Qual o Melhor Filme Sobre o Rio de Janeiro

Facebook Comments

1 comentário

  1. Oi Veri,
    achei muito interessante esse post sobre o Hanukka, sempre ouvi falar mas não tinha idéia da história que levou os judeus a celebrarem esses 8 dias,
    tbm sou apaixonada pelos Menorah, tem cada um mais lindo que o outro.
    Como eu sempre digo, passar pelo 30& alguns, sempre enriquece a minha cultura.
    bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.