Estudo confirma que a circuncisão retira a maioria das partes sensíveis

A circuncisão é um procedimento que ocorre em vários países tanto por razões médicas como culturais. A maioria de cientistas concordam que a cirurgia confere alguma proteção contra infecção e o risco de contrair doenças sexuais. Estudos recentes também mostraram que a circuncisão pode abaixar os riscos de infecção de HIV em até 60% em relação sexual entre homens e mulheres.

Estudos científicos tentando esclarecer o quanto a circuncisão afeta a sensibilidade masculina, foi inconclusiva, porém segundo o jornal British Journal of Urology (BJU) International, pesquisadores concluiram que as cinco áreas mais receptias ao toque, são retiradas durante a cirurgia.

A cirurgia de circuncisão envolve a remoção da pele que cobre a ponta do pênis, conhecido como prepúcio. Morris Sorrells da National Organization of Circumcision Information Resources Center ( seria mais ou menos a Organização Nacional de Centro de Recursos de Informação de Circuncisão) e alguns colegas criaram um “mapa de sensibilidade peniana” , medindo a sensibilidade de 19 locais no pênis de 159 voluntários, dos quais 91 foram circuncidados quando crianças e nenhum havia histórico de disfunção sexual.

Os pesquisadores concluiram que para o pênis circuncidado, a região mais sensível é a cicatriz da circuncisão no lado inferior do membro, já para os não circuncidados, as áreas mais receptivas a pressão eram as cinco regiões normalmente retiradas durante a circuncisão.

Segundo Robert Van Howe, membro da equipe de estudo na Universidade do Estado do Michigan, acredita que os benefícios que a circuncisão oferece não são tão válidos, que valeria mais a pena se os homens escolherem a(o) parceiro sexual com cautela e usarem preservativos, estarão se protegendo contra doenças de forma mais coerente.

Alguns estudos prévios chegaram a conclusão de que a circuncisão pode causar uma mínima, ou nenhuma, diminuição da sensibilidade no pênis, mas Sorrells e seus colegas dizem que tais resultados são duvidosos porque muitos são baseados em relatórios de homens que foram circuncidados para corrigir problemas médicos.

fonte: Live Science

Facebook Comments
Comments
  1. Passos

    Tenho 44 anos,frequento áreas naturistas e ainda não fiz uma circuncisão por acreditar na perfeição da natureza,mas,quando o pênis não eréto fico com muita pele só na parte inferior, a qual fica pendurada balançando e provoca comentários desagradáveis entre terceiros, já a parte que deveria cobrir a glande por cima sempre fica descoberta. Também,a região fica irritada e tenho que colocar pomada anti-fungos e alergia constantimente. Tenho grande dúvida quanto a perda da sensibilidade e que esta possa provocar impotência, caso farsa uma circuncisão. O que podem orientar?

    Passos, recomendaria que você fosse se consultar com um médico.

  2. mike

    Passos(como faz muito tempo essa pergunta, vale pra outros que tb tem dúvidas sobre a postectomia), essa coisa de perder a sensibilidade ou disfunção erétil após a postectomia, é pura mentira, geralmente dita por quem não fez a circuncisão, é claro que cada caso é um caso, cortar o cabelo é bom, mas podemos correr o risco de ficarmos careca, por causa de alguma bactéria ou seborréia, se arrancarmos um dente podemos danificar todos os outros, enfim, corremos risco em tudo o que imaginamos fazer e até mesmo numa operação cirúrgica, imagine se fosse assim como dizem sobre a cirurgia, essa técnica seria abolida e no entanto é praticada a milhares de anos e nenhum judeu morreu por causa disso, não é mesmo?

    Eu não sou médico, mas fiz essa cirurgia há 2 anos(eu tinha 25 anos)antes da cirurgia eu:

    – Não conseguia expor a glande, o que dificultava a higiêne e causava mal-cheiro.
    – Quando conseguia, eu sentia tanta sensibilidade que uma vez eu empurrei instintivamente uma garota que fazia um oral em mim, vexame!
    – Quando fazia sexo anal, era difícil penetrar.

    Depois da Cirurgia:

    – Higiene, totalmente demais, sem mal-cheiro, sem bolinhas brancas e sem receio de tirar a roupa se for dar uma “rapidinha” ou seja aquelas trepadas fora de hora.
    – O aspécto do pênis mudou e segundo as mulheres(meu público-alvo) ficou mais “lindo” e elas adoram ficar olhando e “brincando” com ele, uma até me disse que nunca viu um pênis tão bonito e cheiroso como o meu. he he
    – Perdi um pouco a sensibilidade, o que possibilita o sexo oral mais longo e até com mordiscada(de leve)na glande, uma delícia!
    – Sinto que o meu pênis tá mais resistente e mais duro que antes, me deu mais segurança e auto-estima elevada.
    – Sexo anal ficou 10!
    – Esse papo que diminui o tesão é puro mito. Hoje eu sinto o tesão 3 vezes mais que antes.
    Enfim, teria 1000 motivos a convecer a todos o quanto melhorou minha vida, o pós é meio complicado, dores na ereção involuntária, 30 dias sem sexo, mas valeu a pena, ficaria 60 se fosse preciso…Claro que tem aqueles que não tiveram a satisfação desejada ou se arrependeram, penso que seja por outros fatores, mas cada um cada um.
    Não quero incentivar ninguém a fazer a cirurgia se não for necessária, apenas estou dando o meu depoimento, respeitando a opinião de todos, mas que a postectomia foi um divisor de águas na minha vida…ah foi.

    Thanks

  3. Flavio

    Tenho problemas para ter relação sexual, as vezes a pele que sobra tem fisuras e não consigo abrir 100% meu penis fiz uma cirurgia aos 18 anos para retirar o popular freio mesmo assim meu penis não ficou 100% e aparentemente não gosto dele, tenho 30 anos agora e estou me decidindo a fazer a circuncizão tanto pelos motivos medicos como o estetico acredito q me ajudará.

  4. JOAO

    ACABEI DE FAZER A CIRURGIA DE POSTECTOMIA, ESTOU MUITO SATISFEITO, ANTES TINHA MICROFISURAS E MANTER RELAÇÕES SEXUAIS ALGUMAS VEZES ERA DIFICIL (PARECIA ESTAR CORTADO), AGORA ESTA TUDO 1000 MARAVILHAS. RECOMENDO

  5. Macho Amador

    Oh Passos, nao aconselho a ninguem fazer a circuncisão sem que haja 100% de certeza, nao ligue p/ o que dizem, o q importa eh que se sinta bem c/ vc mesmo, nao temos prepúcio a toa Passos, ele tem funções, retira-lo é bom pra uns e ruim pra outros, se ligue nisso, jah tive experiencias com caras circuncisados e nao curti, mas isso eh pessoal, qto a judeus e mulsumanos, eles nao são referencia, o q sabem sobre sensibilidade se nunca sentiram de outra maneira? 😉 Sucesso na sua decisão cara.

  6. cesar

    Foi a pior coisa que fiz na minha vida depois de tirar o prepucio perdi em torno de 60% da minha sensibilidade peniana, agora quando faço sexo demoro demais pra acabar e quase sempre não consigo gozar por falta de prazer, resumindo, isso foi a pior coisa que fiz na minha vida, agora eu minha esposa vivemos como irmãos pois não transamos mais,dizem que o penis fica lindo maravilhoso, mentira fica uma baita cicatriz.
    Eu particularmente não recomendo, só se realmente não tiver outro jeito.

  7. Vitor

    Faço 18 anos esse mês e no dia 1 fiz a cirurgia… Estou no 8° dia. O mais sufocante do pos-operatorio eu já passei. Resolvi fazer por que não conseguia expor a glande com o pênis ereto, e pro sexo era horrivel… Pra lavar é dificil pq a glande era Incrivelmente sensivel( ate queda de agua fazia machucar )… hoje no 8° dia sinto melhoras na sensibilidade. Não Acho que a glande vá perder toda a sensibilidade. Mas dor com água já não sinto mais. Não posso fazer sexo ainda. Mas esteticamente tá ficando legal. E hoje no banho lavei lugares que nunca tinha conseguido ^^. Ainda tá um pouco ruim de andar… o Penis tem que ficar pra cima na cueca. e as vezes os pontos que ficam no lugar onde ficava o freio dao uma grudada na cueca e pra tirar sem dor tem que molhar. Mas estou confiante. Tô torcendo pra cair logo os pontos e eu poder ter uma ereção sem sofrimento ^^ Os a maioria dos pontos estão sequinhos… TÔ QUASE LÁ!!!!

  8. Marcos

    Fiz a circuncisao quando tinha 5 anos, por motivo de fimose. Nao fui informado o que seria feito e quando acordei o fato tinha sido consumado. Hoje estou com 30 anos e me sinto psicologicamente sufocado pelas experiencias que tive ao longo de 25 anos como circunciso. Sugiro preservar ao maximo o que a natureza deu. O americano em especial tem mania de manipular tudo, comida, meio ambiente, corpo humano, etc. Como muitos sabem, a maioria dos americanos e circuncidada. Sugiro pesar bem o que se faz e porque. Uma coisa e um adulto por livre e espontanea vontade fazer a circuncisao; outra coisa e uma crianca ser levada para uma sala de cirurgia e nao ter nocao do que sera feito. Tenho um grande complexo de inferioridade, pois perdi as contas de quantas vezes fui ridicularizado por ser circunciso. Talvez tenha sido falta de pai e mae para me orientarem, pode ser. Sou contra a circuncisao seja la por que motivo for. Ate mesmo para uma fimose ha jeito. Nao precisa tirar toda a pele, tire o tanto para expor a glande. Bom, meu recado e esse> preserve o que a natureza “gratuitamente” deu. Uma vez tirado, nao volta.

  9. Alceu

    perda de sensibilidade é besteira… fiz circunsisão após ter iniciado minha vida sexual, ou seja, posso afirmar com toda certeza não piorou em nada somente melhorou e vale lembrar não fiz cirurgia por motivos de fimose.

    quem pensa em fazer a circunsisão e ainda tem dúvidas quanto a isso não perca tempo faça! a´lém de ficar mais bonitão o p~enis fica sempre limpo e sem freio.

  10. ALGUEM

    Qual a vantagem de n ter freio? Alguem pode me tirar essa dúvida?

  11. Macho Amador

    Bom, a primeira vantagem está na sensibilidade que está contida nas terminações nervosas do freio, depois, ele segura o prepúcio, mantendo ele embaixo da glande e mais firme a mesma. Muitos homens tem apenas o freio curto que pode ser tratado, caso nao haja jeito melhor tirá-lo que do que tirar todo o prepúcio. Circuncisão radical só em ultimo caso valeu?/!!

  12. Patrick

    Bom, fez um mês q fiz a cirurgia e depois q fiz q fui procurar sobre o assunto, ocorreu tudo bem, pelo menos acho, com 19 dias já havia caido todos os pontos e c/ 22 já fiz sexo, só q ainda tem alguns sitomas como a marca dos pontos q esta bem feio e um roxo, ainda vou ver com o médico, mas pelo menos o mal cheiro q as vezes aparecia, sumiuuu

  13. Machado Junior

    Pois eu alerto. Um açogueiro, Dr. Abraão, de Governador Valadares – MG, fez minha cirurgia quando eu tinha 27 anos. Meu penis é pequeno quando está mole. Pedi a ele para induzir a ereção para fazer a medida correta. Eu disse que o penis crescia muito em relaçao a o estado mole/ereto. O cara cortou demais, deixou pouca área de pele fina abaixo da glande. O penis quando ereto fica metade com pelos, engrossou mas encurtou 2 centímetros e hoje com 38 anos, perdi completamente a sensibilidade. Estou igual ao Cesar. Fico com ele duro, horas na relação e não chega o orgasmo. Só consigo gozar na masturbação. Camisinha então nem pensar. Então galera. Muita calma nessa hora. Alguém já ouviu falar de alguma soulução para isso?

  14. renato

    OLA, ALGUEM DE SAO PAULO QUE TEVE EXCELENTE RESULTADO NA POSTECTOMIA, PODERIA ME INDICAR UM CIRURGIAO?
    MEU CASO E EM VIRTUDE DE UMA IRRITAÇAO CRONICA!! QUE NINGUEM RESOLVE !!
    ALGUEM PASSOU POR ISSO ?
    OBRIGADO

  15. mfkcd

    Prezado Amigo Alceu,
    Gostaria de saber onde você fez a circuncisão.
    Pois quero fazer, mas quero fazer de acordo com a lei judaica,
    não porque tenho algum problema.
    Gostaria de encontrar algum médico que realiza essa cirúrgia.

  16. Charles Barros

    NÃO FAÇAM POSTECTOMIA “circuncisão” por motivos de FIMOSE! Existem tratamentos não cirúrgicos como pomadas como a POSTEC e o alargador de prepúcio GLANSIE. Dúvidas? Deixe mensagem que responderei.

  17. opkedospd

    Olha Charles , nao sei direito o que eu tenho sou novo e venho procurando bastante sobre fimose pois acho que esse seja meu problema o que devo fazer ??? tenho 16 anos ja . conto pra minha mae ou vou para o medico por eu mesmo???

  18. Fernando

    ola eu tenho 19 anos ja estou pensando em fazer uma retirada do prepucio, quando ereto não consigo retirar toda a glande para fora.
    mas não estou afim de fazer a circuncisão quero deixar natural.
    pq consigo retirar normalmente a glande sem estar ereto .
    e tambem a muita, mas muita sensibilidade. e agora o que fazer.
    fazer logo a circunsisão ou continuar? tem uma maneira de deixar natural sem a circunsisão ?

  19. duvidas

    gostaria de uma opinião,tenho freio,sinto dores depois do ato sexual,não consigo colocar a cabeça totalmente para fora,o medico indicou fazer a postectomia,então,será q é melhor fazer a postectomia ou só tirar o freio??,obrigado…

  20. Arrependido

    Não façam!!! Sou circunciso e conheço várias pessoas que são também e apresentam o mesmo relato: Perda da sensibilidade em torno de 70%!!! Sinto apenas no lugar da cicatriz porque a cabeça ficou aspera por causa da queratinização da pele (fica áspera, tipo a sola do pé!)Antes sentia muito mais e estou arrependido de ter feit isso. Só não é o principal arrependimento por que já fiz coisa pior. TEnho que ficar fingindo que estou gostanto do sexo oral, vaginal e anal, mas na verdade só sinto no momento da ejaculação e só!!! Todos que fizerem isso e se contarem para sua mulher poderão terminar o casamento. Já relatei isso com certas mulheres e elas falaram que se fossem transar com um cara e se soubesse que ele é circunciso não transariam.
    Não façam, é uma merda. Somente se for muito incômodo por motivos médicos. Enquanto der pra limpar e não sentir dor é sexo gostoso.

  21. Carlos

    Machado Junior:

    é por isso que n se faz a cirurgia com erecao…isso n existe!
    bastava retirar o excesso fazendo com que a glande se expusse no estado flacido e pronto.
    No meu caso, sinto tbem que os pelos “sobem” na direcao da glande, realemnte ele poderia ter tirado menos pele, mas no meu caso, estou satisfeito.

    duvidas:
    se vc n consegue expor a galnde, a cirucnisao é uma das solucoes. Vc pode ate tentar a pomada POSTEC, mas ouvi dizer que n funciona em adultos…mas vlae tentar.

    Renato: em sp, indico o dr Homero Gudi, muito bom e consciente.
    converse com ele.

    alguem: n existe nenhuma”vantagem”em n ter freio…ele só é retirado se for muito curto, provocar dores,sanguar etc.

    quem quiser trocar uma ideia, mande pro carlos.alder@yahoo.com.br

Mostrar botões
Esconder botões