Dor lombar – 8 em cada 10 pessoas um dia reclamarão

Dor lombar – 8 em cada 10 pessoas um dia reclamarão

Quem nunca sentiu um incômodo na coluna a ponto de não conseguir realizar alguma atividade? Dados da Sociedade Brasileira de RPG indicam que oito em cada dez pessoas no mundo um dia vão reclamar de dores na coluna. O ortopedista Agnaldo de Oliveira Junior enfatiza que o problema é que as pessoas não levam o tratamento a sério, muitas vezes acreditam que tomar um anti-inflamatório e ficar em repouso é o suficiente, mas quem sofre de lombalgia, por exemplo, não vai evitar outro episódio ficando deitado.

Por isso, o melhor para combater a dor lombar é se mexer, optar por práticas focadas na tonificação de músculos ou no condicionamento aeróbico, sendo o mais importante fazer uma atividade física que goste tornando um hábito prazeroso.  A atividade física para aliviar as lombalgias atua nutrindo as estruturas da espinha, ao movimentar a região, há um aumento da circulação sanguínea, de forma lenta e contínua, permitindo que os discos que separam uma vértebra da outra recebam os elementos necessários para se manter firme.

Os exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos que atuam na coluna, as atividades para tonificar o abdômen e glúteos e alongamento das vertebras e isqueo tibiais – musculatura posterior da coxa são ideais. Ficar parado é a pior forma de combater as dores de coluna, principalmente a lombar, lembrando que antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível consultar um médico para as devidas orientações.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *