Dicas de como utilizar o amido de milho no preparo dos alimentos

Dicas de como utilizar o amido de milho no preparo dos alimentos

Você sabia que as pessoas popularmente chamam o amido de milho de Maizena, que na verdade é uma marca específica de amido de milho, com mais de 125 anos de existência e é item indispensável em muitos armários das cozinhas brasileiras e é conhecida por suas diversas utilidades, como deixar um bolo bem fofinho, engrossar caldos e dar crocância aos biscoitos.

São tantas opções de uso, dicas e detalhes que fazem a diferença no preparo e no sabor dos alimentos. Formada por uma cadeia de glicose, que se apresenta na forma de grânulos muito pequenos de cor branca, insolúvel em água e sem sabor, é um ingrediente importante para o preparo de bolos, biscoitos, cereais, massas, sequilhos e muffins.

Não contém glúten, pode ser utilizado em dietas específicas para aqueles que têm algum tipo de restrição, como em casos de doença celíaca ou de sensibilidade ao componente.

Abaixo algumas dicas:

Bolo fofo – para deixar a massa mais leve e fofa, a cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por amido de milho.

Biscoito doce crocante – para deixar os biscoitos mais leves e crocantes, utilize amido de milho na mesma proporção da farinha de trigo.

Mingau – utilize 2 colheres (sopa) de amido de milho para 1 xícara (chá) de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Molho – para cada 2 xícaras de molho, dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1 xícara (chá) de liquido frio, adicione à preparação e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Sopa – junte 1 colher (sopa) de amido de milho para cada 2 xícaras de liquido. Para sopas cremosas, dissolva a mesma proporção no leite.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.