Dicas rápidas – destino: Rio de Janeiro

imgp3349-copyA maneira mais fácil de conhecer uma cidade, em minha opinião, é pegando dicas com quem mora no local, partindo desse princípio, essa semana conversei com três cariocas, o fotografo André Arruda; a arquiteta e mãe, Fávia Quintanilha e com o profissional de Marketing, Alexandre Alves.

– Qual lugar você indicaria para sair durante o dia?

André Arruda: Sair durante o dia… se for sábado e estiver um calor de verão, PRAIA, sem dúvida. Mas Domingo não gosto, enche muito.  Um bom lugar pra almoçar (quem gosta de carne) é o Braseiro da Gávea ou a Caravela do Visconde, em Botafogo. Comida árabe é no sensacional Amir, no Lido. Cinema, sempre, de tarde ou à noite. Vou muito ao Circuito Estação e no Arteplex, ambos em Botafogo.

Flávia Quintanilha: Praia do Leblon, bater perna em Ipanema e Leblon, aos domingos passeio na orla do Leblon que fica fechada. Sol da tarde no Baixo Bebê, Café da manhã na confeitaria Rio Lisboa e Talho, Saara, exposições no CCBB, pracinha do Jardim Pernambuco.

Alexandre Alves: Uma boa caminhada na pista Cláudio Coutinho na Urca é ótimo! Fica na Praia Vermelha e a vista que se tem ao caminhar é maravilhosa!

– Qual lugar você indicaria para sair à noite (pode ser restaurante, teatro, boate,…)?

André Arruda: À noite: 00, na Gávea, é lugar civilizado. Baixo Leblon sempre é bom pra fechar a noite ou tomar um chopp sem compromisso. Fosfobox, as sextas, é o ponto pra quem gosta de música eletrônica.

Flávia Quintanilha: A única coisa que tenho feito é passear pelo Leblon e comer uma pizza ou Sushi no Zona Sul da Dias Ferreira.

Alexandre Alves: Tem um bar chamado Espelunca Chic, que tem outras filiais pelo Rio é ótimo. O de Ipanema fica na Rua Farme de Amoedo, esquina com Barão da Torre. O lugar é bacana, tem um chopp gelado, bons petiscos (recomendo os pastéis e espetinhos) e  o atendimento é bem satisfatório.

Bairros indicados:

Botafogo – Um dos bairros mais tradicionais da cidade, localizado entre as encostas do Corcovado e de Copacabana, com 4,84 km² (112 ruas) é conhecido como corredor de passagem, entre o Centro e a Zona Sul e Barra da Tijuca. População: 212 mil habitantes.

Copacabana – com 80km de praias, conhecido mundialmente, a orla marítima do bairro possui quiosques novos com fraudário/banheiros/chuveiros/guarda-volumes, ciclovia, bicicletários, postos de salvamentos, hotéis, bares e restaurantes.

Gávea – bairro situado na zona sul da cidade, próximo ao Leblon e Jardim Botânico, possui vários teatros, restaurantes, bares, o Jockey Club do Rio de Janeiro, Planetário Museu do Universo, casas noturnas, entre outros.

Ipanema – bairro onde Vinícius e Tom se inspiraram em Helô Pinheiro e escreveram a famosa canção Garota de Ipanema, conhecida internacionalmente, um dos bairros mais visitados por turistas, com uma vida diurna e noturna movimentada, na praia de Ipanema, na altura do posto nove é comum ao pôr-do-sol ver jovens banhistas em pé, aplaudindo o sol. No bairro ainda encontram-se lojas como Mont Blanc, H. Stern, Louis Vuitton, Ellus Limited, Museu Amsterdam Sauer, entre outras.

Leblon – a orla do bairro tem 1,3 km de extensão e é separado de Ipanema pelo Jardim de Alá – canal que liga a lagoa Rodrigo de Freitas ao mar, um dos metros quadrado mais caros do país, o bairro possui excelentes restaurantes, shoppings, bares e lojas.

Onde comer:

Braseiro da Gávea Praça Santos Dumont, 116 – Gávea – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2239-7494 – www.braseirodagavea.com.br

Caravela do Visconde – Rua Visconde de Caravelas, 136 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ – (21) 2266-3128/2286-2486.

AmirRua Ronald de Carvalho, 55 – loja C – Copacabana – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2275-5596 e (21) 2275-4488.

Confeitaria Rio LisboaAvenida Ataulfo de Paiva 1030 A – Leblon – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2294-1597

Talho CapixabaAvenida Ataulfo De Paiva, 1022 Lojas A/B – Rio De Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2512-8760 / (21) 2259-5895 – www.talhocapixaba.com.br

Supermercado Zona SulRua Dias Ferreira, 290 Loja A – Leblon – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2259-4699.

Onde assistir um filme:

Circuito Estação BotafogoRua Voluntária da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2226-1988 – www.estacaovirtual.com

Unibanco ArteplexPraia do Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2559-8750 – www.unibancoarteplex.com.br

Onde curtir o dia:

Praia do LeblonAvenida Delfim Moreira

Praia de IpanemaAvenida Vieira Souto

Baixo Bebê (o point para a mamãe e o bebê) – Avenida Delfim Moreira, no Posto 12 – www.baixobebeleblon.com.br

Saara (centro comercial) – localizado no centro do Rio de Janeiro – www.saarario.com.br

CCBB – Centro Cultural Banco do BrasilRua Primeiro de Março, 66 – Centro Rio de Janeiro/ RJ – Tel. (21) 3808-2020 – www.bb.com.br/cultura

Onde curtir a noite:

00 Cozinha ContemporâneaAvenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 2540-8041 – www.00site.com.br

Baixo Leblon – final do Leblon – Rio de Janeiro/RJ

FosfoboxRua Siqueira Campos, 143 – Copacabana – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) – www.fosfobox.com.br

Espelunca Chic – Rua Maria Quitéria 46 – Ipanema – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: (21) 2247-8609 – www.espeluncachic.com.br

Aos 30&Alguns, pergunto quais são as suas dicas e aproveito para informar que esse post foi publicado originalmente no blog Nossa Via.

Facebook Comments
Comments
  1. Bah, muito legal as dicas. Pena que veio depois que eu fui pro Rio. Mas já tô morrendo de vontade de voltar. Só uma dúvida, ali onde fala de Copacabana são 80 km mesmo??

  2. E pensar que dias atrás eu estava pesquisando sobre o Rio de Janeiro para compor uma história que se ambienta por lá… Gostei! Bjs

    Ps. Vou para Paraty na semana que vem, que sabe estico até o Rio.

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões