#dicaboa Segurança no Trânsito

Hoje em dia como o trânsito nas grandes metrópoles e em muitas cidades Brasileiras está caótico, sempre é bom relembrar algumas dicas básicas de trânsito como por exemplo, parece bobagem falar sobre isso, mas não, a utilização do cinto de segurança. Em pleno ano 2014 ainda vejo pessoas entrarem no carro e saírem dirigindo sem colocar o cinto de segurança.

Com a onda de violência, nada mais correto do que dirigir com os vidros fechados e portas travadas. Quem tem ar condicionado no carro, já sai na vantagem, mas vamos ser sinceros, aqui no Brasil ar condicionado é artigo de luxo, opcional, paga-se mais caro para tê-lo, então quem não tem, no verão e em dias mais quentes acaba tendo que dirigir com a janela aberta, precisando permanecer sempre alerta, principalmente com bolsas e relógios.

No ano passado, a filha da amiga da minha mãe, estava dirigindo em Ipanema, em uma das principais vias, na Visconde de Pirajá, plena luz do dia, com as janelas fechadas. Uma moto parou ao lado dela no sinal, o carona do motoqueiro deu com o capacete na janela do passageiro, arrebentou o vidro, pegou a bolsa dela e arrancou a chave da ignição.

Quando eu era adolescente, uma amiga da faculdade cuja família tinha dinheiro com direito a nome em lista de sequestro, ficou sem carro durante um tempo e eu dei carona. Até então nunca tinha pensado em reparar se alguém estava me seguindo, até o dia que ela perguntou se eu não prestava atenção se alguém me seguia.

Recomenda-se ao perceber que está sendo seguido, agir com naturalidade (meio difícil), dirigir-se imediatamente ao posto policial mais próximo (atualmente temos medo disso depois do ocorrido com o médico em Santo André), ou procurar centros comerciais, postos de gasolina, ou algum lugar movimentado e seguro.

Particularmente acho inconsequente as pessoas que colam adesivos na traseiro do carro informando quantos membros tem na família, se é um casal com crianças, com gatos ou cachorros. Bom senso, moramos no Brasil, evite colocar em seu veículo adesivos e símbolos que identifiquem sua condição social (PUC, Harvard, etc) ou sua formação familiar.

A noite, infelizmente, as pessoas devem evitar dirigir sozinhos e sempre tentar estacionar em locais bem iluminados e de grande circulação. Dica que não serve para a maioria das pessoas, porque a iluminação na maior parte do país ainda é precária, muitos locais mal tem iluminação, aqui por essas bandas ainda utilizam aquelas lâmpadas velhas amareladas nos postes que não iluminam nada.

Ao passar em lombadas ou locais que deve-se reduzir a velocidade, verifique antes de reduzir a marcha, se há aproximação de pessoas suspeitas e sempre mantenha distância do veículo a sua frente.

Muitas vezes não prestamos atenção ao estacionar, por estarmos preocupados com o compromisso que teremos, quem não tem os carros mais modernos em que basta apertar o botãozinho e as janelas fecham e as portas travam, tem que prestar atenção se fechou o carro inteiramente ao estacionar. Mesmo se estiver na garagem de casa ou do edifício.

Sempre procurar o mais próximo possível do destino e ao sair de um estacionamento verifique se não está sendo seguido.

Nunca deixe o veículo ligado quando estiver estacionado ou com algum ocupante dentro, especialmente crianças, já foi noticiado inúmeras vezes casos de crianças que são levadas durante um roubo por estarem sentadas na cadeirinha do carro. Sempre tire a chave do contato quando não estiver dirigindo.

Evite permanecer dentro do carro enquanto espera por alguém na rua. Feche o veículo e atravesse a rua. Aguarde do lado oposto do local onde o seu carro está estacionado.

Da mesma forma, na hora que estacionar ou que for buscar o carro, esteja sempre atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Na dúvida pare em outro local ou dê uma volta antes de entrar no veículo.

Ninguém lembra de verificar o interior do veículo antes de entrar, mas pode acontecer, geralmente vimos em filmes e novelas, de ter um intruso atrás dos bancos.

Sempre ao utilizar um estacionamento certifique-se de que no comprovante constem as características e o número da placa do automóvel.

Você sabia que tem maior chance de ser assaltado no semáforo/sinal de trânsito se estiver na primeira fila e nas faixas das extremidades? Recomenda-se sempre que possível parar nas faixas centrais, manter distância mínima do veículo da frente, engatar a primeira marcha e ficar alerta a aproximação de pessoas estranhas.

O que nem sempre é fácil de identificar, já que em muitas cidades tem vendedores, pedintes e afins nos semáforos/sinais.

Uma das dicas que as pessoas mais evitam seguir, mesmo com leis proibindo a utilização do aparelho celular pelo motorista do veículo.

Caso seja vítima de assalto não reaja.

Se o seu veículo for furtado ligue para 190 imediatamente e forneça todas as informações possíveis, características do(s) assaltante(s), do seu veículo, hoje em dia muito comum também fornecer a placa da moto utilizada durante o furto (se bem que geralmente é clonada ou roubada).

Não esqueça de registrar o furto ou o roubo na Delegacia.

Fonte: 1ª CIA do 41º BPM/M – Sto André – SP

Facebook Comments

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões