Diabetes e a cegueira irreversível

Diabetes e a cegueira irreversível

Você sabia que o alto índice de glicose no sangue pode levar à morte de células da retina, causando perda gradativa da visão?

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos seis anos cresceu em 40% o número de pessoas diagnosticadas com a diabetes. Relacionada ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento, afeta todo o organismo, inclusive a visão.

retinopatia-diabeticaO descontrole da doença aumenta os riscos de desenvolver a retinopatia diabética, já que o alto nível de glicose no sangue deixa os vasos sanguíneos da retina frágeis, o que pode causar uma série de complicações na visão.

A fragilidade dos vasos da retina pode causar aneurismas, que podem se romper e extravasar hemorragias, além de infiltração de gordura na retina. Este material anormal é depositado na parede dos vasos, provocando bloqueios e, consequente, falta de oxigenação.

A retinopatia diabética é caracterizada pelas lesões e mortes das células da retina, ou seja, ela pode levar à perda parcial ou total da visão.

A morte das células da retina é irreversível, a cegueira é incurável.

Todos os diabéticos devem consultar-se periodicamente com um oftalmologista, a fim de realizar exames preventivos e sempre manter o controle dos níveis do açúcar (glicose) no sangue.

Para saber mais sobre diabetes, visite: www.diabetes.org.br

Facebook Comments

2 comentários

  1. Ô se sei! Sei sim! A endocrinologista me avisou assim:
    – A diabete é perigosa e silenciosa. Nos homens, causa muito, mais muito mesmo duas coisas que os homens temem: CEGUEIRA e IMPOTÊNCIA.

    Pronto! Foi o suficiente para eu tomar todos os cuidados e seguir todas as orientações médicas.

  2. Não sabia Adão que você tinha diabetes. É sempre bom se cuidar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.