Dia Mundial da Obesidade

Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade até 2014, era uma data nacional, mas a partir de 2015, passou a ser uma data mundial, em 11 de outubro, mas este dia também passou a ser o Dia Mundial da Obesidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 30 milhões pessoas adultas são obesas, além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

O SUS atualmente disponibiliza a cirurgia bariátrica, mas não oferece o tratamento clínico antes da cirurgia, nem polivitamínicos aos pacientes operados. Tratar obesidade reduz diabetes, hipertensão e várias doenças associadas impactando nos gastos com doenças crônicas e, principalmente, na saúde e qualidade de vida do paciente.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.