Currículo: o formato é tão relevante quanto o conteúdo

Currículo: o formato é tão relevante quanto o conteúdo

Além de uma entrevista de emprego, um bom currículo pode ser passaporte para uma contratação imediata. E isso não diz respeito somente ao conteúdo, mas também na maneira como você se apresenta. Criatividade e inovação ajudam a traduzir todo o esforço de se diferenciar dos concorrentes no mercado de trabalho competitivo e cada dia mais uniformizado pelos meios digitais.

Na hora de fazer o currículo, você precisa mostrar que é um profissional singular no mercado. O desafio é expor isso para os recrutadores. Acontece que os especialistas de Recursos Humanos recebem centenas de currículos todos os dias e, além disso, ainda precisam buscar diariamente inúmeros profissionais com potencial para agregar valor nas empresas. Ou seja, pode ser provável que seu currículo passe despercebido dentre todas aquelas apresentações padronizadas e pensadas para os tempos do papel.

Quebrando esse paradigma de forma muito criativa, certa vez nós localizamos o currículo de uma garota chamada Iveta, que criou um modelo de linha de raciocínio para explicar como suas vivências cotidianas foram complementares em sua formação. Era como uma narrativa de suas experiências. Foi um dos currículos mais criativos e divertidos que vimos ser produzido em Prezi e isso realmente funcionou. Três dias após colocá-lo no ar, soubemos que ela foi contratada.

Fazer um currículo inteligente, diferenciado e, principalmente, online pode até exigir um pouco mais de tempo em relação ao tradicional. Lá na frente, no entanto, essa conta se inverte. Espalhe o material em algumas redes sociais como Twitter e Linkedin, que são usadas com muita frequência por grandes empresas. Se procurar por uma oportunidade é importante, dar oportunidade para ser encontrado é essencial. Isso só será possível se você detalhar todas as suas experiências ao máximo. É importante ter antigos e atuais chefes, colegas de trabalho e conhecidos da área conectados de alguma maneira a essas histórias. Portanto, convide-os para escrever recomendações sobre você e o seu trabalho, até porque, o Google certamente será utilizado pelo recrutador na hora de conferir a sua carreira.

Se você se sente confortável o suficiente para enfrentar uma câmera, uma opção interessante é o vídeo. Apresente-se, faça um breve histórico, aponte suas qualificações e, principalmente, diga o que tem a oferecer para a empresa e como a vaga poderia contribuir para a sua carreira. Você não precisa de uma equipe ou de um equipamento profissional para produzir bons vídeos. Uma câmera comum em um lugar com boa iluminação já é o bastante. Mas tenha em mente que o vídeo é um material complementar ao seu currículo e não o currículo propriamente dito.

Para algo mais simples, há ferramentas fantásticas que podem surpreender os recrutadores. Criar um currículo em um blog ou em Prezi te dá oportunidade de expor com mais detalhes suas experiências. É um modo simples de, além do seu background profissional, ter também em rede seu portfólio, mostrando aos empregadores seus melhores trabalhos de modo literal. Tutorias na internet e modelos prontos podem ajudar na hora de decidir qual saída é ideal para o seu estilo. O importante é destacar que, assim como o seu currículo, você também é diferenciado.

Por Rocio Medina*

Facebook Comments

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *