Crise, recessão e o bolso do consumidor

Diante do difícil momento econômico que o país enfrenta muitos brasileiros estão optando por consertar os seus eletrônicos, como smartphone e tablet ao invés de comprar um aparelho novo. A Conserta Smart, por exemplo, praticamente multiplicou por 6 o número de consertos. Segundo Felipe Marchese, CEO da Conserta Smart, foram fatores como: a alta de impostos e as dificuldades na economia no Brasil, levam a crer que hoje a melhor opção é continuar com o seu “velho” smartphone.

A crise e a dificuldade de deslocamento em São Paulo, fizeram cada vez mais frequente a organização de bazares locais pela cidade, uma alternativa para que as pessoas consigam produtos de boa qualidade a preços acessíveis sem que precisem ir longe, contribuindo assim para a valorização do comércio de sua região e ajudando entidades sem fins lucrativos.

Com a crise além do brasileiro ter que conter os gastos, consertando aparelhos eletrônicos ou frequentando bazares para conter os gastos, sabemos que o nível de desocupação cresceu no país e as pessoas se perguntam como manter-se empregado e os que foram desligados das empresas ficam muitas vezes perdidos sem saber qual atitude tomar.

A coach Cibele Nardi compartilhou algumas dicas que podem ajudar as pessoas a se programarem para essa nova realidade.

      1. Análise – faça a observação do cenário e análise interna. Pare e pense: o que eu posso fazer para que esse episódio da minha vida seja a mola propulsora da minha carreira?
      2. Motivação – converse com quem já superou crises, assista vídeos motivacionais de pessoas que conseguiram se reerguer.
      3. Autoconhecimento – é preciso ter autoconhecimento para enxergar as próprias qualidades, é necessário se aperfeiçoar cada vez mais e melhorar os pontos fracos.
      4. Proatividade – apesar do momento crítico, oportunidades sempre surgem e, se não existirem, você pode criá-las. É necessário tomar iniciativa e romper com o orgulho.
      5. Planejamento – avalie o que é possível fazer para levantar recursos até conseguir um emprego estável. Coloque uma meta para conseguir uma renda entrando de forma constante.

Paulistanos recorrem a bazares para comprar bem e barato.

Facebook Comments
Tags:

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões