Como usar Hashtags para obter mais exposição nas mídias sociais

Tenho notado que muitas pessoas tentam usar as hashtags sem saberem nem mesmo para que servem. É muito comum, por exemplo no Facebook, ver pessoas escrevendo um post e no final colocando #estou#muito#cansado (??????), ou #hojeodiafoimuitodifícil. As hashtags são simplesmente palavras-chave ou frases curtas que você adiciona as suas atualizações com um sinal # antes delas, caso utilize mais de uma palavra, é necessário haver espaço entra elas para que a hashtag funcione e assim quando as pessoas a verem, poderem clicar sobre para visualizarem mais atualizações sobre aquele tópico/palavra/frase específica.

E foi então que me deparei com esse texto em inglês no sumAll, “How to Use Hashtags to Get More Exposure on Social Media” e fiz uma adaptação tentando ajudar as pessoas a entenderem melhor o que são e para que servem as hashtags.

Originalmente ganharam popularidade no Twitter, mas desde então se espalharam para outras redes sociais, incluindo Facebook, Google+, Instagram e Pinterest. Com exceção do Google+, que avalia a sua atualização de status e adiciona uma hashtag caso você não o faça, nas outras redes sociais você tem que pesquisar as melhores palavras-chave para adicionar como hashtags nas suas atualizações. Caso você não saiba quais palavras se enquadram melhor, pode postar primeiro no Google+ e utilizar as hashtags sugeridas por lá.

Se você tem um negócio e quer utilizar hashtags para alcançar seu público alvo, o primeiro passo é verificar o que seus concorrentes estão usando,  como eles fazem que ocorra o engajamento social (tweets, gosta, ações, comentários, etc.), assim saberá se uma hashtag é particularmente útil.

Se você der uma olhada nos trending topics do Twitter, caso seja realmente relevante para o seu tema, não perca tempo e envie um tweet do seu produto ou assunto e não esqueça de incluir a hashtag que está nos trending topics.

Já se você não tem certeza sobre uma hashtag particular, basta clicar sobre ela para ver as outras atualizações de status, o que dizem e porque ela está sendo mencionada. Se uma hashtag é preenchida com 90% de spam, é óbvio que se você a utilizar poderá não receber a atenção que merece, ou deseja, já que ela está sendo mencionada em várias outras atualizações ruins.

É necessário também observar a diferença no uso hashtag através das redes sociais, não é porque uma palavra-chave funciona como hashtag no Twitter, que irá funcionar bem em outras redes. Algumas redes têm o seu próprio conjunto de tendências e memes, como #FollowFriday sendo principalmente focado no Twitter. Se você está fazendo a pesquisa concorrente para ideias hashtag, não basta verificar a sua conta no Twitter – veja todas as suas contas para ver se eles usam os mesmos hashtags ou estratégia de mudança.

E nunca, mas nunca exagere, geralmente, uma hashtag é suficiente, se o seu objetivo é fazer com que as pessoas prestem atenção ao conteúdo de sua atualização de status, você não quer que eles se distraiam com um monte de hashtags, principalmente se o seu objetivo for obter cliques em seu link. Lembre-se que as hashtags também são clicáveis e ás vezes podem levar  o seu público alvo para fora do seu objetivo, tirando a capacidade do seu link se destacar no post.

Você também pode monitorar o alcance das suas hashtags, experimente durante uma semana, adicionar hashtags relevantes nas suas atualizações de status. Na semana seguinte, compartilhe os mesmos tipos de atualização, mas sem hashtags. Em seguida, tente verificar a diferença no engajamento do seu público, isso irá lhe mostrar se as hashtags realmente estão ajudando os seus posts e atualizações receberem a atenção que merecem.

Então ao utilizar as hashtags pense antes se está fazendo de forma correta e qual o objetivo ao utilizá-las.

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