21 usos extraordinários para o chá

21 usos extraordinários para o chá

Além de beber, podemos utilizar o chá para suavizar queimaduras, aliviar olhos cansados, tingir os cabelos, secar furúnculos, aliviar dores entre outros, abaixo você encontra 22 formas de utilizar o chá no seu dia-a-dia.

    1. Suavizar queimadura solar – alguns sacos de chá molhados aplicados sobre a pele afetada pelo sol alivia ou remove a dor. Também funciona bem para outros tipos de queimaduras menores (de um bule de chá ou ferro a vapor). Se a queimadura for muito generalizada para tratar dessa maneira, indica-se colocar alguns sacos de chá na banheira e ficar “de molho” durante um tempo.
    2. Aliviar os olhos cansados – revitaliza os olhos cansados, doloridos, ou inchados. Mergulhe dois sacos de chá em água quente e coloque-os sobre os olhos fechados por 20 minutos. Os taninos do chá agem reduzindo o inchaço e aliviando os olhos cansados.
    3. Reduz queimaduras feitas pela lâmina –  para acalmar e aliviar a queimadura dos cortes feitos pela lâmina na hora de barbear, aplique um saquinho de chá molhado na área afetada e não esqueça de substituir a lâmina antes do próximo barbear.
    4. Fim dos cabelos brancos – corante natural pode ser feito utilizando ervas e chá:  coloque o conteúdo de três sacos de chá em uma xícara de água fervente, adicione uma colher de sopa de alecrim e uma de sálvia (fresca ou seca) e deixe repousar durante a noite. Utilize o shampoo como de costume, e, em seguida, derrame ou borrife a mistura em seu cabelo, certificando-se de saturá-lo completamente. Tome cuidado para não manchar a roupa. Seque com uma toalha e não enxague. Pode levar vários tratamentos para alcançar os resultados desejados.
    5. Condicionador para os cabelos – para dar  brilho natural ao cabelo seco, use um litro de chá quente, sem açúcar, feito na hora, passe o shampoo, enxágue e passe o chá.
    6. Secar furúnculo – cubra o furúnculo com um saquinho de chá molhado durante a noite, na manhã seguinte estará mais seco.
    7. Alivia sangramento nas gengivas –  para parar o sangramento e aliviar a dor de um dente que caiu ou foi arrancado recentemente, molhe um saco de chá com água fria e pressione-o diretamente no local.
    8. Aliviar a dor da injeção no bebê – molhe um saco de chá e coloque-o sobre o local da injeção. Segure-o suavemente no local até que o bebê pare de chorar. O ácido tânico no chá vai acalmar a dor. Você pode experimentá-lo em si mesmo quando levar uma injeção e ficar com o local dolorido.
    9. Seca erupção de hera venenosa – simplesmente mergulhe uma bola de algodão no chá, passe sobre a área afetada, e deixe secar ao ar livre. Repita conforme necessário.
    10. Acabar com chulé – dê um fim ao mau cheiro  dos pés, dando-lhes um banho de chá diariamente. Basta mergulhá-los no chá por cerca de 20 minutos por dia.

  1. Calmante bucal – para aliviar dor de dente ou outras dor na boca, lave a boca com um copo de chá de hortelã quente misturado com uma pitada ou duas de sal. Hortelã é um antisséptico e contém mentol, o que alivia a dor, em contato com a superfície da pele. Para fazer o chá de hortelã, ferva uma colher de sopa de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água e reserve por alguns minutos.
  2. Amaciar carne – até mesmo os mais difíceis cortes de carne derretem na boca depois de mariná-los no chá preto. Coloque 4 colheres de sopa de folhas de chá preto em uma panela de água quente (não fervente) e deixe por 5 minutos. Coe para retirar as folhas e misture 1/2 xícara de açúcar mascavo até que se dissolva. Reserve.
  3. Limpar móveis de madeira e pisos – basta ferver um par de sacos de chá em um litro de água e deixe esfriar. Molhe um pano de limpeza no chá, torça o excesso, e use-o para limpar a sujeira e gordura. Seque com um pano limpo e macio.
  4. Tingir roupas – mergulhe renda branca ou roupas em um banho de chá para criar uma coloração bege “antiga”, cru, ou marfim. Use três sacos de chá para cada 2 xícaras de água fervente e reserve por 20 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos antes da imersão do material por 10 minutos ou mais. Quanto mais tempo você deixar de molho, mais escura a tonalidade irá ficar.
  5. Limpar os espelhos – prepare um bule de chá forte, deixe esfriar e, em seguida, use-o para limpar os espelhos. Umedeça um pano macio no chá e passe-o por toda a superfície dos espelhos. Em seguida, lustre com um pano macio e seco.
  6. Controlar a poeira de cinzas da lareira – antes de começar a limpeza da lareira, salpique folhas de chá úmidas sobre a área. O chá vai evitar que as cinzas se espalhem quando você tirá-las.
  7. Perfumar sachê – pode perfumar o sachê com o aroma do seu chá de ervas favorito. Basta abrir alguns sacos usados ​​de chá de ervas e difundir o chá molhado em algum jornal velho para secar. Em seguida, use o chá seco como recheio para o sachê.
  8. Nas rosas – salpique as folhas de chá novo ou usado (solto ou em sacos de chá) em torno das roseiras e cubra com palha para dar-lhes um impulso em pleno verão. Quando regar as plantas, os nutrientes do chá serão liberados no solo, estimulando o crescimento.
  9. Alimentar as samambaias – agende uma hora do chá ocasional para suas samambaias e outras plantas da casa, substitua o chá quando regar as plantas ou coloque folhas de chá úmidas no solo em torno das plantas para dar-lhes uma aparência exuberante.
  10. Preparar o solo para plantação – coloque alguns sacos de chá utilizados no topo da camada de drenagem na parte inferior do vaso antes de plantar. Os sacos de chá vão reter água e a lixiviação de nutrientes para o solo.
  11. Melhorar o processo processo de decomposição das plantas – para isso e enriquecer o seu composto, derrame algumas xícaras de chá forte líquido, isso irá acelerar a decomposição e arrastar as bactérias produtoras de ácido, criando um composto rico em ácido.

 

 

 

Via

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *