Ana Virginia Moraes Sardinha , brasileira, solteira, administradora de empresa, moradora de Salvador, nestá encarcerada desde o dia 05/07/2007 no Estabelecimento Penal de Tires, sob a acusação de ter contribuído para a morte do filho, Leonardo Brittes Sardinha, 06 anos.

Ana Virginia estava em Portugal visitando o namorado português que havia conhecido a dois anos, a viagem duraria 1 mês, e o o retorno ao Brasil, estava previsto para ocorrer entre o dia 05 a 07 de julho. Segundo informações ao perceber que o namorado não se dava bem com o filho, a jovem havia feito reservas em um hotel para os dias que antecederiam a viagem de retorno.

A criança sofria de epilepsia moderada e ao ministrar a medicação prescrita pelo médico que cuidava da criança no Brasil, Leonardo entrou em crise, engasgou-se e faleceu. Ao constatar o ocorrido, a mãe tentou suicidar-se, cortando os pulsos, Ana Virginia ficou em coma durante 10 dias.

Sem ter notícias da filha, os pais souberam através da Embaixada Brasileira em Portugal que ela estava em um hospital penal.

Após sair do coma, a jovem foi encarcerada no Estabelecimento penal de Tires. O Consulado do Brasil em Lisboa indicou o advogado Dr. Rui Vieira para cuidar do caso e este informou os familiares de Ana Virginia que desde o dia 14/08/2007, ela está internada, com queimaduras graves decorrentes de medicamento ministrado no presídio. Segundo os médicos, devido a violência física que sofreu no presídio, Ana Virginia perdeu os movimentos do braço esquerdo.

O corpo de Leonardo foi trasladado para o Brasil e enterrado por familiares em Salvador.

A Lucy Lacey do blog Hippos tem falado com Ana Rosa, irmã de Ana Virginia que informou que:
* o o Dr. Ruy Vieira foi afastado do caso pois o mesmo não estava atendendo as expectativas da família (“sequer juntou aos autos a procuracao como advogado do caso”);
* esta semana, o hospital deferiu as visitas do casal amigo da famíla que contaram a irmã que o estado de Ana Virginia é grave ( “choros convulsivos…,aspecto de quem sofreu um derrame cerebral, como todo o lado esquerdo paralizado, a mao torta e o braco definhado…,fortes dores na bacia, que a impede de sentar e andar normalmente”);
* a família “não teve acesso ao relatorio medico dela no hospital e nem o governo português providenciou um exame de corpo delito, muito menos publicou as causas das lesoes.”
* Ana Virginia está “com o nervo PLEXO BRAQUIAL comprometido no braco esquerdo, lesao esta devido ao rompimento do ligamento que une o membro espinha dorsal”, este tipo de lesão é grave, pode afetar a visão, o que já está ocorrendo com Ana, que “esta com dificuldades de leitura e a sua memoria esta falhando, fazendo com que ela nao consiga lembrar de fatos e de pessoas daqui do Brasil.”
* “Atraves das denúncias do vidas alternativas, na pessoa do DR. Antonio Dória, a provedoria da republica portuguesa esteve la para comecar a apurar os fatos, tentando inclusive dar uma versao que nao comprometesse Portugal.”

O caso já foi denunciado para a Anistia Internacional, os amigos e blogueiros estão organizando um abaixo-assinado para enviar ao Consulado Brasileiro, segundo Ana Rosa,”O Itamaraty precisa ter uma postura mais eficiente, eles sâo muito moles e omissos.”

Alguns blogs já se manifestaram:
Bloggente – Yvone
Sheherazade – Regina
Luz de Luma – Luma
Blog do Ronald – Ronald
Distant Daily – Cilene
Brasileira na meia idade que nao desiste nunca – Elizabeth
O meu jeito de ser – Aninha
Sonho meu – Elena
Rosa-147 – Rosa
Alvarenga Sempre – Marília
Vidas alternativas (aqui você encontra comentários de amigos e parentes)
Pravda

Aos 30&Alguns, fica aqui o meu apoio a família, na esperança de que Ana Virginia, que perdeu o filho, seja tratada com dignidade e respeito.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com