Aumento do número de suicídio entre mulheres de meia idade

Aumento do número de suicídio entre mulheres de meia idade

Navegando na internet acabei chegando no texto Suicide spikes among middle-aged women, que fala a respeito do aumento, nos EUA, do número de suicídio entre as mulheres de meia idade. Tentei achar alguma informação em relação as mulheres de meia idade brasileiras, mas como quem acompanha o blog sabe, com um bebezinho e mil tarefas para fazer, atualmente não tenho conseguido fazer grandes pesquisas para obter dados nacionais.

Um relatório americano do SAMHSA – Substance Abuse and Mental Health Services Administration – , apontou um aumento de 49% nas visitas ao departamento de emergência por tentativas de suicídio realizadas por mulheres na faixa de 50 anos idade ou mais, relacionados com uso abuso de drogas.

De acordo com a pesquisa as taxas específicas de suicído nos EUA por idade entre 1998 e 2007, as mulheres  entre 40-69 anos correm um risco maior de cometerem suicídio, em 2007, essa faixa etária representou 60%dos 7.328 suicídios entre as mulheres.

Durante os 9 anos em que ocorreram os estudos, as taxas específicas calculadas pelo National Center for Health Statistics and the Census Bureau por idade apresentou taxas de suicídio relativamente estável para as mulheres com menos de 40, e para mulheres com mais de 70 anos, as taxas de suicídio declinam.

Mulheres acima de 50 também podem estar em crise por causa de dores e distúrbios do sono, problemas comuns que ocorrem com o envelhecimento e que podem levar a um aumento do uso de medicamentos prescritos. Segundo o relatório da pesquisa, as tentativas de suicídio envolvendo drogas para tratar ansiedade e insônia aumentou 56%.

Mulheres mais velhas, muitas vezes podem sofrer de depressão por causa de alterações de saúde, acontecimentos negativos que ocorrem em suas vidas e solidão, todos fatores de risco de suicídio, além da pré-menopausa, que gera flutuações hormonais que podem afetar e gerar alterações de humor e depressão. Além disso, a longo prazo existentes doenças como o lúpus, esclerose múltipla, câncer de mama entre outros tipos de câncer.

As mulheres de meia idade estão mais conscientes de sua mortalidade e podem estar desapontadas e desiludidas em relação ao amor e felicidade.

Facebook Comments

2 comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.