Alimentação saudável e menopausa

Alimentação saudável e menopausa

A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher, quando estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios e o início da menopausa é considerado um ano após o último fluxo menstrual. Ela consiste em um estado hipoestrogênico que pode afetar adversamente o cérebro, o esqueleto, a pele e os sistemas cardiovasculares e genitourinários, resultando no aumento da severidade e da frequência dos sintomas climatéricos, impactando de forma negativa a produtividade e a qualidade de vida das mulheres.

Um dos sintomas mais conhecidos, como o fogacho, por exemplo, é uma sensação subjetiva de calor associada aos sinais de vasodilatação cutânea e queda subsequente da temperatura corporal. Sudoreses diurnas e noturnas, rubor, cansaço, palpitações, ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, transtorno do pânico podem acompanhar esse transtorno.

Segundo a nutricionista Sabina Donatelli os sintomas desagradáveis podem ser amenizados através de uma alimentação saudável. As mulheres nessa fase devem evitar alimentos que contenham açúcar e farinha, mantendo a alimentação com 65% verduras, legumes e frutas  e os outros 35% devem ser direcionados para carnes, proteínas, gorduras e o tal carboidrato, proveniente de mandioca, cará, inhame e batata-doce são muito mais indicados do que os oriundos dos grãos. Seguindo essa conduta de consumo, é possível ter uma menopausa sem transtornos.

O álcool e todo tipo de xenobióticos como remédios, temperos artificiais, refrigerantes, alimentos industrializados de maneira geral e embutidos não são bem-vindos, incluindo pizza, pão, bolachas/biscoitos e macarrão.

É comum neste período a obesidade se manifestar. Casso isso ocorra, recomenda-se promover uma mudança radical, consciente e aliada a uma dieta consistente. Caso a mulher já possua hábitos saudáveis, mesmo não estando próxima a menopausa, vai passar pelo processo sem sofrimento.

Sabina ressalta que mesmo com um IMC dentro do padrão, praticantes regulares de atividade física e com baixa ingestão de açúcares e xenobióticos são candidatas naturais a não sofrerem tanto quando chegam a este período delicado. O recomendável é começar a se preocupar com este assunto a partir dos 35 anos, independente se é mãe ou não.

Mesmo que alguns suplementos ou hormônios possam auxiliar nesta jornada, a resposta para o bem-estar ainda está na alimentação saudável.  A nutricionista explica que cinco alimentos devem ser consumidos pois conduzem para uma menopausa saudável: aspargos, cogumelos, beterraba, abacate e derivados de soja.

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