Acelerando a queima de calorias

Muitas pessoas se dedicam à prática de exercícios físicos visando uma vida mais saudável e equilibrada, e a consequente perda de peso. Diversos fatores como idade, ritmo de treino e alimentação influenciam na atividade física e segundo Pérsio Schiapim, treinador da Technogym, o que potencializa a queima e o consumo calórico é a forma como se realiza o treino, exercícios realizados com maior intensidade, treino com intervalos reduzidos ou pausas ativas produzem melhores resultados. A prática incorreta do exercício pode prejudicar o corpo e minimizar a queima de calorias.

Alguns equipamentos intensificam a queima de gordura, como as esteiras e os elípticos (estimulam praticamente todas as partes do corpo), porém, o que aumentará o consumo calórico será o nível de esforço, que pode ser intensificado através do ritmo (velocidade e RPM), carga (inclinação, watts) e intervalo entre séries, monitorando a freqüência dos batimentos cardíacos (BPM) durante as sessões.

Nos exercícios que envolvem força, a queima de caloria também pode ser intensificada, a estratégia para aumentar o consumo calórico no treino de força, são os treinos mais intensos e com intervalos reduzido com as séries combinadas e os circuitos que aumentam mais o consumo calórico.

Já os treinos funcionais possuem como característica o consumo calórico elevado, pois os exercícios utilizados envolvem muitos músculos e articulações integrados, apesar das técnicas auxiliarem na queima de gordura, é fundamental para quem deseja reduzir o peso uma mudança de hábito. A perda de peso não deve consequência de um estilo de vida equilibrado levando em consideração as características individuais de cada um, como a idade e o sexo, por exemplo, já que ambos os fatores influenciam na resposta metabólica do organismo. Pessoas adultas que se alimentam com qualidade, possuem uma taxa metabólica maior que jovens sedentários e que não se alimentam adequadamente.

Além dos fatores individuais, existem outras questões que influenciam na atividade física, como o horário do treino e a alimentação pré-exercício físico. Treinar em jejum ajuda a queimar mais calorias, no entanto, exercícios em jejum ocasionam uma considerável perda da massa muscular, além de reduzir o rendimento físico, podendo ocasionar situações desagradáveis como o desmaio, em caso de queda da glicemia sanguínea.

O horário do treino também é importante, pois em razão do ciclo do sono e pela liberação da endorfina, neurotransmissor que estimula a produção de adrenalina, o horário pode influenciar na disposição das pessoas. A melhor forma de adquirir bons resultados para queima calórica, aumento de massa, ou qualquer outro objetivo, está na construção de hábitos com prática regular de exercícios físicos com alimentação equilibrada.

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