Toda quinta-feira eu tento trazer uma entrevista interessante para os leitores do blog, sempre abordando um tema diferente e mostrando o que as pessoas estão fazendo por aí. Essa semana, com muita alegria, apresento minha amiga que faz parte da minha vida há mais da metade dos meus 30&alguns. Renata Jannuzzi seguiu um caminho profissional o qual admiro muito, é professora de crianças especiais.

Qual a sua formação e por quê?

Licenciatura em artes plásticas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sempre gostei de artes e achava que poderia ensinar um pouquinho.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar com crianças especiais e por que a decisão de fazê-lo?

Na verdade comecei no Instituto Tocando em Você (que também faz um lindo trabalho com crianças especiais), em um projeto chamado UTI Social e Pedagógica, que acontecia na Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, situada na comunidade do Salgueiro, que visava ajudar alunos que não estavam indo muito bem na escola. Paralelamente, eu dava aulas de artes no América Football Club, também pelo Instituto Tocando em Você. Certo dia a diretora perguntou se eu queria começar a dar aulas para alunos especiais. Resolvi tentar, comecei com um aluno e hoje tenho quase 50 alunos e amo o que faço.

Qual o maior desafio de trabalhar com crianças especiais? Na sua opinião a sociedade como um todo está prepara para a inclusão dessas crianças e jovens?

O maior desafio é saber lidar com cada síndrome. A sociedade ainda não está prepara, ainda existe muito preconceito, mas está começando a mudar. Já existem muitas empresas grandes contratando esses jovens, muitas escolas inclusivas, assim como muitos projetos inclusivos.

Qual o conselho que você da para as pessoas que desejam trabalhar com crianças especiais utilizando a arte?

Primeiramente você tem que ter certeza que essa é a sua vontade, porque não é nada fácil, muitas vezes eles sugam nossas energias. O trabalho é físico e mental e não se pode deixar abalar pelas diversas situações complicadas que irá encontrar pela frente, mas vale a pena, é muito gratificante, eles são seres humanos lindos que nos fazem muitas vezes chorar de emoção e de felicidade.Não consigo mais me imaginar em outro trabalho.

*******************

Aos 30&Alguns, não tenho como não admirar esse trabalho 🙂

atualização: Renata informa que no dia 10/05 haverá a apresentação dos corais do Instituto Tocando em Você às 17h no Teatro do Forte de Copacabana e a entrada é franca. Veja maiores informações no site do Forte.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com