Quando eu vi no blog da Luma a convocação para a Blogagem Coletiva, logo lembrei da minha pré-adolescência e infância.  Sempre fui muito curiosa e gostava de ler livros que minha mãe guardava em locais mais altos da estante e principalmente aqueles que ela explicava com toda a calma do mundo que ainda não era o momento para eu ler aquele determinado livro.

E foi assim que logo cedo li “De onde viemo?” e antes do tempo “O que está acontecendo comigo?” e fiquei um pouco perdida em relação a alguns tópicos dos livros, provavelmente ela estava certa, li antes do tempo, escondida e algumas informações vim a entender depois, quando ela pegou o livro para lermos juntas e explicava as dúvidas.

E foi assim, lendo o que não devia, na época em que não era apropriada que acabei lendo (escondida) um dos livros que mais me marcou “Nunca contei a ninguém” (I never told anyone) de  Ellen Bass e Louise Thornton, cuja obra é uma coleção de relatos de abusos sexuais sofridos por crianças, mas os relatos são feitos pelas vítimas já na idade adulta.

O que mais me chocou no livro, foi me dar conta de que muitas vezes as crianças eram abusadas por pais, tios, amigos dos pais, enfim parentes e/ou pessoas conhecidas, que conviviam nas suas casas, e na grande maioria das vezes os pais nem desconfiavam.

O problema de ter lido o livro antes do tempo, foi que fiquei durante um tempo desconfiada de todos os homens ao meu redor (mesmo tendo relatos de livros de abusos cujo agressor era do sexo feminino), depois desencanei, mas o livro também deixava claro que caso algo ocorresse deveria ser contado, não deveria ser calado.

Recomendo a leitura do livro para todos os pais e mães, nunca é tarde para ficarmos atentos aos sinais de abuso, muitas vezes o perigo está mais próximo do que imaginamos.

Aos 30&Alguns pretendia colocar o link para quem quisesse adquirir o livro, mas a verdade é que não achei nas grandes lojas brasileiras de livros online, apenas na Amazon.com, a versão em inglês.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com