casamento

Lendo o Digg, acabei chegando no texto Things to Consider Before Getting Married escrito pelo Jay White do blog Dumb Little Man – Tips for Life, no qual ele dá algumas dicas válidas sobre considerações a serem levadas em conta antes de dizer “Eu aceito”. Jay é casado a 7 anos e no início do texto informa que “Casaria a mesma mulher sem mudar coisa alguma. “

  • Abilidade de comprometer-se : em um relacionamento é necessário haver comprometimento, um tem que estar disposto a abrir mão de certas coisas em função do outro e vice-versa. Se um dos dois for incapaz de abrir mão de algumas coisas agora, não se surpreenda daqui a 3 anos se essa mesma pessoa não quiser comprometer-se em situações mais sérias que fazem parte da vida a dois. O Jay da o exemplo de quando ele era solteiro e assistia aos jogos de futebol americano em bares, todo sábado e domingo, ao casar resolveu de acordo com a esposa, a assistir jogos em bares apenas um dia da semana, houve um acordo que funcionou tanto para ela, quanto para ele.
  • Dinheiro – alguém vai ter que controlar, é necessário uma estratégia para que todas as contas sejam pagas, que o futuro do casal e da família seja planejado. Pense quais são os seus planos para agora e para daqui 5 anos e trabalhem juntos para que os planos se tornem realidade.
  • Quem limpa os toaletes? : a melhor maneira, caso você não tenha uma assistente do lar, também conhecida como empregada doméstica, combinem com antecedência, talvez uma rotação semanal, assim nenhum dos dois irá sentir-se como exercendo a função de assistente do lar do companheiro(a). As tarefas domésticas necessitam ser compartilhadas não obstante a situação do trabalho e da renda. Por ser mulher não significa que a esposa tenha que fazer tudo.
  • Panejamento: todos os planos mudam e não há nenhuma receita pronta que irá funcionar 100%, mas muitas da confusões que irão aparecer no meio do caminho podem ser removidas tendo um plano estratéico para 1, 3, 6 e 9 anos. Você deve manter os canais de conversação abertos agora e então revisá-los a toda hora. Isto não o significa somente a revisão dos objetivos.

    * 1 Ano: Este é óbvio, após o casamento onde irão morar, como irão pagar as contas, de onde virão os recursos, etc.

    * 3 anos: agora vocês já não são mais recém-casados, talvez esteja pensando em filhos, para isso é necessário um planejamento, por exemploL quem irá ficar em casa cuidando da criança? Criança irá para creche? Terá babá? … Isto também serve para compra/aluguel de um novo imóvel, , por exemplo: Que tipo da casa nós queremos? Onde? Temos recursos para tanto? Como são as escolas? Quais serão os gastos com compra/aluguel, condomínio, iptu?…

    * 6 anos: existe o mito dos 7 anos, conseqüentemente, é bom planejar os prazo de 6 anos, o que esperam do relacionamento, comunicação, vida de sexo, carreiras… tudo. Melhor conversar no início e considerar ajustes periódicos, os planos sempre podem sempre serem mudados.

    * 9 anos: o que esperão da união em 9 anos? Por que? Quantos filhos? Onde estarão estudando? Nós estamos emitindo-os à escola pública? Que se alguém pai morrer?

  • Feriados: converse antes onde serão comemorados, o Natal será com uma família e o Ano Novo com outra? coisas do tipo.
  • Disciplina – como iremos discipliná-los, iremos conversar, colocar de castigo, dar umas palmadas de vez enquando? Há de chegar a um acordo, para no final não acabarem brigando. Converse AGORA e evite surpresas.
  • Religião: qual será a religião?O que será ensinado para os filhos?
  • Comunicação, traição – necessidade de uma comunicação aberta, se um dos dois não estiverem felizes, a PRIMEIRA ação é comunicar-se, a única maneira de fazer isto consistentemente é falar; para não gritar, para não discutir, mas sim conversar civilizadamente. Aprender a ESCUTAR. A união não é para ser baseada em discussões ou punições, a menos que essa seja a escolha do casal.

Aos 30&Alguns, recomendo também a leitura de outros textos antigos aqui do blog:

Que amor é esse?
Antes mal acompanhado do que só?
10 coisas que o pai de primeira viagem deve saber

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com