24hs de uma mãe de 7 filhos

O projeto #ciclosdofeminino busca retratar sete fases diferentes da vida da mulher, idealizado pela fotógrafa, publicitária, empresária, mãe e surfista nas horas vagas, Grazi Ventura, o projeto de fotografia documental retrata um dia inteiro na vida de sete mulheres em sete ciclos diferentes da vida com o objetivo de ser um convite visual ao autoconhecimento.

Enxergar e entender a maneira peculiar e intensa que as mulheres vivem cada fase da vida é o objetivo do projeto #ciclosdofeminino, da fotógrafa Grazi Ventura. Através da fotografia, o projeto propõe documentar com muita sensibilidade um dia inteiro de uma mulher representante de cada um dos ciclos escolhidos pela fotógrafa.

“Sete anos atrás duas coisas mudaram a minha vida como mulher para sempre: a maternidade e a mudança para uma profissão conectada ao meu coração. Comecei, mesmo que sem saber, uma intensa jornada em direção ao meu centro, acessando valores e características muito intensas e femininas dentro de mim. Minha vida e profissão se misturaram e logo em meus primeiros projetos fotográficos o universo feminino esteve sempre muito presente”, explica a fotógrafa. Desde então, Grazi vem fotografando mulheres em diferentes fases da vida, percebendo através de suas lentes que cada uma delas vivia um ciclo peculiar, assim decidiu transformar essa experiência em um projeto fotográfico.

Inspirada pelo livro ’O Espírito Transformador’, de Jair Moggi, pelo fotógrafo documental Renato DPaula e principalmente por sua coach Mariana Cogswell, fundadora do projeto Plano Feminino, a fotógrafa escolheu sete ciclos da vida – representando infância, adolescência, casamento, gestação, maternidade, maturidade e terceira idade -, baseados na máxima de que a vida transcorre de 7 em 7 anos. “Em um mundo onde mulheres buscam seu lugar e seu empoderamento, o projeto é, acima de tudo, um convite visual ao autoconhecimento”, comenta Grazi.

A principal musa do projeto é a filha de sete anos de Grazi, que será fotografada durante todo o ano para representar a fase da infância. Além dela, a proposta é fotografar uma mulher a cada dois meses, com o intuito de documentar os acontecimentos, sentimentos e histórias que acontecem durante o dia a dia delas. Além das fotos, serão produzidos vídeos e entrevistas com o objetivo de gerar conteúdo, discussões e reflexões sobre o tema, expostos no Blog ’Ciclos do Feminino’, dentro do site da fotógrafa.

Iniciando o projeto, a fotógrafa já realizou o ensaio do Ciclo Gestação e acaba de finalizar as fotos do Ciclo Maternidade.

O documentário deste ciclo foi feito com a mãe Daniela Finotti e sua família com 7 filhos. A fotógrafa retratou todo o dia da família e produziu fotos lindas, além de um vídeo.


MATERNIDADE from GraziVentura on Vimeo.

Facebook Comments

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões