20 dicas para te ajudar a ficar dentro do orçamento durante as festas de final de ano

20 dicas para te ajudar a ficar dentro do orçamento durante as festas de final de ano

Abaixo você encontra 20 dicas para te ajudar a ficar dentro do orçamento durante as festas de final de ano:

1) Antes de criar um orçamento, crie uma lista com o nome das pessoas que você deseja dar presentes, decida quais presentes você realmente precisa ou quer comprar, a lista ajuda evitar gastar dinheiro comprando presente para quem não precisa. Antes de comprar, pense se você precisa dar presentes para parentes distantes que raramente vê ou fala.

2) Decida quanto você pretende gastar com cada pessoa com base em proximidade e seu julgamento pessoal.

3) Programe quanto tempo levará para fazer suas compras, lembre-se que muitas vezes as lojas realizam vendas em várias categorias de produtos nas semanas que antecedem o Natal, uma semana pode ter promoções de roupas, enquanto no outro a promoção pode ser em eletrônicos, e assim por diante, fique atento sobre os tipos de promoções.

christmas-presents4) Veja as notas fiscais do ano passado, isso funciona mais como um truque psicológico do que financeiro, o que não torna menos importante, mas faz você refletir melhor nas escolhas e gastos.

5) Informe-se sobre descontos e promoções.

6) Adicione aos gastos os custos indiretos relacionados aos presentes, como papel de embrulho, cartões, decorações, etc.

7) Não se endivide, ao dar presentes de Natal você deve lembrar-se que é uma forma de expressar generosidade e bondade para com os amigos e parentes, dar presentes não é uma obrigação e se você realmente não pode comprá-los sem gastar dinheiro que você não tem, não há vergonha em comprar algo barato ou simplesmente não comprar nada.

8 ) Faça suas compras usando dinheiro, algo sobre tirar dinheiro da carteira e entregá-lo ao caixa na loja, nos faz pensar sobre o quanto estamos gastando, ao contrário de cartão de crédito, onde não faz diferença se gastar R$5 ou R$500. Para garantir que você vai seguir o orçamento criado na dica # 2, retire a quantia exata que você pretende gastar, desta forma, utilizando somente dinheiro você evita se individar.

9) Compras online são as “exceções” a dica #8, já que os sites geralmente proporcionam uma economia que simplesmente não pode ser encontrada nas lojas e você deve aproveitar quando possível. No entanto, tente usar somente cartões de débito para evitar gastar além do valor que você possui no momento.

10) Não compre garantias desnecessárias, um dos maiores sumidouros de dinheiro perdido é com gastos desnecessários com garantias, já que nove em cada dez vezes, o preço destas garantias é aproximadamente equivalente ao preço de um reparo.

11) Não espere para fazer as compras, procrastinar é a pior maneira de comprar presentes de Natal, além do estresse e ansiedade, você também vai acabar competindo com mais pessoas.

12) Simplifique as festas, não gaste tanto com enfeites, decorações, já que o importante é criar uma atmosfera confortável, servir alguns comes e bebes e aproveitar a noite sem se sentir obrigado a gastar centenas de reais em sinos decorativos e afins.final de ano

13) Resista a compra por impulso, mercadorias em lojas de varejo são exibidas de maneira que bradam aos nossos impulsos, no final acabamos fazendo exceções e comprando “apenas algumas coisas” que nós não planejamos. A única maneira de resistir a este tipo de compra impulsiva é decidindo de antemão que você não vai sucumbir a ela.

14) Cuidado com os cartões de crédito da loja, apesar de ser muito atraente imaginar pagar menos 10% -30% ou mais, as ramificações podem ir além de hoje, já que cartões de crédito da loja são notoriamente rigoroso sobre as taxas cobrados em caso de atraso e as taxas de juros são geralmente mais elevadas do que dos cartões padrão, como Visa, Master ou American Express. Antes de obter um cartão da loja, pare e pense como uma loja pode dar tantos descontos no próprio cartão e ainda lucrar? O lucro está nas taxas, multas e juros.

15) Cuidado com “pague somente daqui tantos dias” e planos de parcelamento, como tantas propostas financeiras, soa muito bom, porém geralmente esses planos de pagamento têm amarras. Se você não conseguir fazer pagamentos no prazo (às vezes até mesmo por um único dia) podem desencadear aumentos das taxas de juros astronômicas, não apenas sobre o pagamento atrasado, mas em toda a duração do plano.

16) Procure ir fazer compras sozinho, é uma forma de assegurar que irá gastar menos, geralmente ao ir fazer compras acompanhado aumenta o desejo de gastar mais, ou impressionar com os presentes extravagantes fora que ao estar acompanhado você pode acabar perdendo o foco.

17) Compre alguns presentes após o Natal, pense e você provavelmente irá se lembrar de inúmeras ocasiões onde trocaram presentes com dias ou semanas depois do Natal. Se você mora longe, tem planos de viagem ou simplesmente não ter a chance de encontrar-se tão cedo como você esperava, isso cria uma oportunidade para você comprar o presente após o natal.

18) Mantenha seus recibos em lugar seguro por várias razões (mercadoria defeituosa, tamanhos errado, ou apenas a insatisfação geral), as lojas estão inundadas nos dias seguintes o Natal com devoluções e trocas.

19) Procure códigos de promoção, muitos varejistas online estão oferecendo códigos promocionais que você entra em no check-out, por isso antes de comprar, pesquise e às vezes alguns minutos de busca poderão equivaler a 10% -30% de desconto.

20) Pergunte se a loja tem caixas de presente ou embrulha o presente gratuitamente.

Aos 30&Alguns achei essas dicas que encontrei aqui, super válidas e resolvi compartilhar 🙂

Facebook Comments

2 comentários

  1. Valeu Veri,
    vou procurar seguir a risca essas dicas.
    bjinsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.