15 Dicas para freelancers [Parte IV]

15 Dicas para freelancers [Parte IV]

1. Assuma o controle da sua vida: saiba como andam as suas finanças, limpe a mente, tente remover preocupações com família, amigos, lar, etc…

2. 5 etapas simples contra a procrastinação: elimne tudo exceto o essencial, foque em passos menores, seja responsável e crie responsabilidades, marque data de entrega e limpe a mente de distrações.

3. Cultive o hábito do “agora”: cultive o hábito de focar no agora, no que está sendo feito, esqueça o que poderia ser, o que era, o “agora” é constante, concentre-se nisso.

4. Crie uma lista de projetos centrais: por exemplo, dedique 30 minutos pela manhã para limpar a caixa de email, e assim por diante, crie uma rotina.

5. Lide com sobrecarga das redes sociais: tente criar uma rotina para conectar-se as redes sociais para não se tornar algo contraprodutivo.

6. Email com 5 frases: dessa forma consegue enviar email com informação concisa, quem é, o que quer, porque deve obter o que deseja e quando você precisa do que deseja…

7. Aprenda a acabar com a distração: use fone de ouvido (não para escutar, mas para as pessoas não tentarem te chamar sem ter necessidade), verifique o email apenas duas vezes ao dia, avise as pessoas com quem está trabalhando que está verificando o email apenas duas vezes ao dia (assim já ficam preparadas), ligue o filtro de spam, destine um tempo para usar IM, diminua o volume do telefone, faça as refeições fora do escritório, inicie o seu dia bem cedo (dificilmente terá alguém a sua volta), limpe e deixe sua mesa arrumada.

8. Aprenda a gerenciar seus assuntos pessoais: crie uma lista dos afazeres, tente realizar o que deseja, utilize um email diferente para assuntos pessoais e assuntos do trabalho.

9.  Corte tempo: ou seja, pense: “se eu parar agora o que irá acontecer?”, dependendo da resposta você saberá se a tarefa que está fazendo é necessário ou é perda de tempo.

10. Utilize o poder dos 10 minutos: se você focar, em 10 minutos poderá realizar muito mais do que imagina, se você criar 5 blocos de 10 minutos durante o dia, terá 50 minutos, já pensou nisso?

11. Organize seu computador/notebook: sua área de trabalho deve estar limpa, evite vários ícones para preservar a atenção, fora que cada ícone ocupa um bocado de RAM e assim deixará o seu computador mais rápido.

12. Utilize uma lista diária: lista com as coisas que você precisa fazer durante o dia.

13. Crie uma lista de hábitos: leia lista e veja quais te atrapalham e quais te ajudam e acabe com o tempo eliminando aqueles que te prejudicam.

14. Soneca: cochilar por 2-5 minutos às vezes pode fazer bem e recarregar as idéias.

15. Siga seus instintos

Aos 30&Alguns espero que algumas das dicas ajudem os freelancers…

Facebook Comments
Comments
  1. Muito bem vindas as dicas!!!

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões